Kaits-1

Como Medir o Desempenho do Professor?

Sempre usamos o desempenho do aluno como medida de avaliação dos métodos de ensino. Mas não esqueça que o desempenho do professor também contribui, e muito, para o progresso dos alunos e da sua escola.

Geralmente estamos preocupados com o desempenho acadêmico dos alunos. Mas para isso, também temos que contar com a qualidade de ensino dos professores. Separamos aqui algumas dicas pensando em ajudar sua escola à avaliar essa informação.
O desafio de ser professor hoje está maior que nunca.

As novas gerações têm muito mais oferta de entretenimento e recebem uma quantidade enorme de estímulos comparado a alguns anos atrás. Como consequência, criou-se um cenário em que os alunos estão cada vez mais dispersos e têm menos paciência para conteúdos longos e para ler.

De qualquer maneira, o professor ainda tem o papel de cativar a atenção da turma, passar o conteúdo programado e envolver o aluno. Nesse contexto, o professor precisa sempre estar se aprimorando, ficando a par de novas ferramentas e entendendo a lógica de pensamento dos alunos para conseguir fazer com que eles se interessem pelas aulas.

Pela ótica do aluno, também é muito comum culpar o professor por não aprender uma matéria. Mas não podemos deixar de levar em conta que a empatia entre professor e aluno é necessária. Muitas vezes o professor tem um ótimo conhecimento do assunto, mas não consegue transmitir isso à turma.

Por isso que medir é muito importante.

Somente se medirmos o desempenho é que vamos saber se estamos no caminho certo, neste caso, se o professor está conseguindo transmitir seu conteúdo.

Pensando um pouco no mundo corporativo, sabemos que os RHs usam várias ferramentas para analisar o desempenho dos seus funcionários. E por que poucas escolas fazem isso?

A maneira mais comum de avaliar um professor é através dos resultados obtidos pelo aluno nas provas. Mas isso é correto? Sim e não. Quer dizer, não é a única forma.

Realmente não é fácil, por isso separamos aqui algumas ideias de como fazer isso. Desde formas simples, com uso de papel e caneta, até formas mais complexas, com uso de Webcan e autoanálises.

Dica 1: Vamos começar do simples

Um método de controle utilizado nas escolas é distribuir na sala de aula um questionário para que os alunos possam avaliar anonimamente os professores. Para isso, perguntas relacionadas à didática, dicção, organização da lousa, interação com a sala e conhecimento da matéria podem ser mencionadas.

Porém, existem várias ferramentas mais modernas que permitem que o aluno faça o questionário online, facilitando o processo de coleta das informações.

O KAITS oferece essa opção aos usuários.

Dica 2: Ter um professor auxiliar dentro da sala

É uma outra forma de avaliar o professor, pois enquanto o professor principal ministra a aula, o auxiliar faz anotações sobre o comportamento da turma.

Neste caso é importante montar um questionário para que o professor auxiliar faça as anotações corretamente.

Entre os itens que podem ser avaliados, sugerimos:

  1. Atenção da turma durante um assunto mais longo;
  2. Atenção da turma durante a realização de um exercício;
  3. Reação da turma ao ser questionada;
  4. O professor sabe quando a turma entendeu a matéria?
  5. Os alunos aprendem quando corrigem suas provas?

Enfim, o questionário pode abordar vários pontos de acordo com a necessidade, época do ano e do que quer medir.

Dica 3: Medir a frequência de aula dos alunos em cada matéria

Caso as aulas de certo professor tenham uma média de frequência baixa, isso pode significar que exista um desinteresse por parte dos alunos em relação à didática escolhida pelo professor.

Você tem como medir isso de forma fácil? Caso não tenha, agende um horário para conhecer nossos relatórios.

Lógico que existem inúmeras outras maneiras, aqui deixamos apenas algumas dicas.

Mas e depois, o que fazer com isso?

Analisar os resultados para atingir objetivos maiores

A primeira parte já foi. MEDIR. Agora temos que analisar os resultados e, lógico, tomar decisões.

Lembre-se de compartilhar os resultados com sua equipe. Feedback é construção em conjunto e não uma bronca. É assim que se faz progresso. Portanto, comemore os pontos positivos e trabalhe os pontos que precisam de mais atenção.

O próximo passo é planejar o que fazer para melhorar. Vamos falar disso em nosso próximo post.

Se quiser compartilhar suas ideias, comentar, acrescentar, fale conosco.

Nossos canais estão sempre abertos. Nossa missão é transformar as escolas.

Mãos à obra. Comece a pensar a melhor maneira de medir a qualidade da sua equipe.

Autor: Silvia Consorti, CEO KAITS solução em gestão escolar

Se quiser saber mais ou precisa de uma ferramenta que te ajude na gestão da sua escola

entre em contato com nossa equipe.

Inscreva-se em nossa newsletter

Categorias
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Tumblr
Entre em contato