Kaits-2

Como fazer seu aluno prestar atenção!

Cada vez mais os alunos têm outros interesses que não são exatamente as aulas. E aí? Como fazer para continuar tendo a atenção deles?

Fazer com que alunos se engajem nas aulas está cada vez mais complicado. A competição é grande: aplicativos, redes sociais, jogos. Muita mudança aconteceu de uns anos para cá em relação ao comportamento dos alunos em sala, e, com certeza, veremos muito mais acontecer. Após passar uma temporada na Alemanha acompanhando o método de ensino de uma faculdade renomada, percebi que mesmo os professores mais reticentes em relação à tecnologia estão aderindo-a de forma orgânica. Assim, levantei algumas dicas para te ajudar, espero que gostem!

Sabendo que temos muitos concorrentes dentro da sala de aula, uma coisa que aprendi é: Se não pode com eles, junte-se a eles.

Sei que alguns estados proíbem (tem lei pra isso!) o uso do celular em sala de aula. Mas após 15 anos trabalhando com tecnologia voltada à educação, o que mais tenho visto são professores fugindo dela. Muito se deve ao fato deles não estarem preparados para conciliar a tecnologia e os métodos tradicionais de ensino.

Lógico que o celular é apenas um exemplo clássico e mais usual, mas temos outros equipamentos que nos dão pavor só de ouvir falar, mas que ao chegar perto vemos que eles não mordem.

Então que tal sair um pouco de sua zona de conforto e abraçar essa oportunidade?

Alguns exemplos que vi na prática funcionar, e melhoram muito o desempenho e atenção dos alunos em sala:

1. Com certos softwares e aplicativos, o professor consegue colocar observações individuais de cada aluno. E nessa era de redes sociais e likes, sabemos que todos querem ser notados, sem serem vistos… Isso mesmo! Com o aluno é a mesma coisa: se o professor coloca 3 palavras de incentivo num campo onde só o próprio aluno ou pai do aluno pode ver, a atenção dele aumenta em 75%. Pois assim ele sabe que o professor o conhece e que ele não é apenas mais um na multidão.

O KAITS oferece ferramentas com essas características, dê uma olhadinha

2. Para alunos adultos e adolescentes, o que vi na Alemanha foram aplicativos para tablets onde o professor coloca todo o conteúdo antes da aula, e durante a aula o aluno faz anotações em cima do conteúdo. Assim, ele consegue focar na matéria, presta mais atenção, além de não perder tempo copiando. Disponibilizar o conteúdo antes é uma forma de incentivar o aluno a se preparar e já ir pronto para absorver o conteúdo.

Nossa equipe no KAITS pode te mostrar como fazer isso.

3. Expandir sua aula sem sair da classe. Outra coisa muiiito legal que a tecnologia permite. Caso você tenha uma lousa digital, já pensou em dar uma aula, por exemplo de geografia, e ir navegando no Google Maps pra ver o local como se estivesse ali? É muito diferente de olhar imagens estáticas em um livro ou mesmo só assistir a um vídeo. Você também pode fazer isso com um computador e um projetor.

4. Games: Isso já está mais do que falado, mas vamos reforçar. Os jovens não têm mais paciência!!!! Conteúdos longos não são mais absorvidos. Então reduza os conteúdos ou transforme-os em jogos!! Sim, é simples. Um jogo de perguntas, um jogo de memória, enfim, não precisa investir muito, só usar a criatividade e ferramentas gratuitas que te oferecem essa facilidade.

Enfim, queria mostra a vocês que podemos transformar nosso vilão em aliado. Trazer a tecnologia para dentro da sala de aula e envolver o aluno nas tarefas e atividades online pode sim trazer benefícios. Mas lembre-se: você, professor, tem que se preparar, porque seu aluno com certeza sabe muito sobre tecnologia, mas você sabe mais sobre a vida e é isso que te dá uma grande vantagem.

Se quiser saber mais venha falar com a gente! Somos especialistas em tecnologia e educação! Aprender sempre fez parte de nosso DNA.

Inscreva-se em nossa newsletter

Categorias
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Tumblr
Entre em contato