O crescimento das escolas é uma questão cada vez mais buscada por donos e gestores escolares. A concorrência está cada vez mais competitiva e o crescimento que antes era orgânico, está ficando mais caro além de ser mais lento e complicado. E é claro que a única maneira de expandir o crescimento e sucesso de uma escola, está no aumento do número de alunos/matrículas.
Evidentemente esses processos passam por um rígido controle de despesas e análises de resultados que envolvem economia no orçamento e melhorias pontuais.
Mas se formos pensar em aumentar o número de alunos de uma instituição, seguem algumas dicas importantes:
A primeira dica é: RETENÇÃO DE ALUNOS
A escola já investiu na venda para este aluno e reter traz resultados a longo prazo, com a rematrícula, que tem um custo bem mais baixo de captação do que de um novo aluno.
Mas além de manter essa matrícula, a retenção pode trazer ainda mais resultados com o processo de indicação.
Monte um processo de fidelização de alunos, com premiações para quem traz novos alunos.
Além de beneficiar seus alunos, você vai ter maior captação com um custo bem menor e com um percentual maior de assertividade no fechamento de matrículas.
Aumentar as matrículas a partir de processos de indicação e fidelização é uma ótima estratégia para o crescimento de uma escola!
A segunda dica é: AÇÕES OFFLINE QUE REPERCUTAM NO ONLINE
Atualmente a luta para aparecer nas redes sociais é cada vez maior. Por isso, sai na frente quem tem mais criatividade e nem sempre quem tem mais recursos.
Listamos alguma ações que você pode desenvolver na sua escola, para alcançar mais seguidores nas redes sociais.
- Realizar eventos na escola, que sejam compartilhados nas redes sociais (claro que sempre com as devidas autorizações de uso de imagem)
Pense por exemplo num evento simples de entrega de algum certificado aos alunos. Pode ser uma certificação em uma língua estrangeira, ou um evento de feira de ciências, ou até mesmo participação em olimpíadas de conhecimento.
Ao divulgar esta ação nas redes sociais, normalmente os pais e familiares compartilham essas publicações, o que traz um maior alcance. Com isso, a comunidade ao redor da sua escola se conscientiza de como sua escola funciona, sem que você tenha que fazer um marketing pago. Isso traz curiosidade e com certeza, mais alunos interessados em conhecer sua instituição de ensino.
Faça um levantamento de eventos presenciais que possam mostrar o potencial que sua escola tem, e fomente o desejo de outros alunos e famílias a fazerem parte de sua escola.
2 . Compartilhe também histórias inspiradoras como de alunos que conseguem uma vaga em uma universidade concorrida, emprego ou intercâmbio,
A terceira dica é: SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO
O ser humano tem como característica natural, pertencer a um grupo ou mais grupos. Pode ser um grupo familiar, de amigos, do trabalho e naturalmente, um grupo da escola.
Mas se orgulhar de pertencer a um grupo é a chave para tornar esse indivíduo um fã da sua instituição de ensino. E os fãs são aqueles que melhor vendem sua instituição, pois eles não precisam de prêmios e brindes para isso, e fazem questão de demonstrar toda a satisfação que sentem em pertencer a este grupo, e querem proporcionar isso a outras pessoas.
Criar o sentimento de pertencimento e orgulho de sua instituição, ter uma cultura forte dentro da escola, onde valores e missões sejam transparentes e praticadas por todos é muito importante.
Ter orgulho da instituição de ensino à qual pertence, traz um índice de fidelização e por consequência, de indicação;
Mesmo tendo um grupo de fãs que não exigem recompensa, a escola pode acelerar esse processo com algumas ações simples, como:
- Criar uma camiseta exclusiva somente para alunos do 9o ano, por exemplo. Isso faz com que os menores fiquem ansiosos para atingirem essa meta, e receber e poder exibir seu prêmio.
- Criar itens de uso exclusivo de alunos de sua escola, que possam ser utilizados fora da escola, Isso traz visibilidade em outros ambientes, aumentando o desejo de pertencimento de indivíduos extra comunidade escolar.
- Realizar ações extra muro escolar, como manter uma praça, plantar árvores na região. Com isso a comunidade onde sua escola está localizada vê na prática as boas ações da escola e irão se interessar em saber mais.
Estas são algumas das ações que podem ser realizadas para que o crescimento escolar seja contínuo, com baixo custo.
Se quiser conversar sobre outras ideias de crescimento escolar e ações que podem beneficiar sua instituição, fale com um dos consultores do KAITS! O KAITS é mais do que um sistema de gestão escolar, é a solução do gestor para criar soluções e ter os melhores resultados!