Você já perguntou o que os alunos, seus pais e toda a comunidade escolar pensam da sua escola? Ainda não? Pois então saiba que passou da hora de você tirar os planos do papel e galgar novos passos rumo ao sucesso de sua instituição de ensino.
Talvez você ainda não saiba, mas é comum conhecer gestores que acreditam que precisam investir em infraestrutura e outros pontos, mas, em alguns casos, o que a comunidade escolar mais deseja é mais investimento em aulas extraturno, por exemplo.
Enfim, achar por achar, de forma pura, rasa e simples, nunca foi um bom termômetro. Justamente por isso, nossa recomendação de sempre dá conta de pesquisar com o seu público qual é a imagem que se tem da sua escola.
Com essa informação em mãos, a maior probabilidade conclui que você conseguirá ser mais assertivo em qualquer relacionamento com os personagens de sua instituição de ensino.
De modo mais prático, acaba sendo inegável afirmar que você pode fazer isso de formas muito simples, como por exemplo:
Realizar pesquisas de satisfação on-line
Independentemente de serem tempos pandêmicos ou normais, realizar pesquisas de satisfação on-line normalmente gera um engajamento bastante relevante. Pense nisso e estimule os atores de sua escola a mostrarem o que pensam sobre sua instituição de ensino!
Além disso, que tal apostar no trivial e ter em sua recepção uma forma de pais e alunos se manifestarem? Pois é! Uma pesquisa em papel, com a disponibilidade de uma urna, já é mais do que suficiente!
E a equipe?
Fazer pesquisa com a equipe também é muito importante, uma vez que é comum observar que, na maioria dos casos, o professor se manifesta perante os alunos, mas não faz isso perante a direção por medo, receio ou qualquer outro sentimento do tipo. Embora seja comum observar esse tipo de conduta, é claro que isso acaba prejudicando algumas relações, não é mesmo?
Pense nisso, coloque os planos em prática e, a partir das impressões obtidas, pode ter certeza: você terá mais segurança sobre as melhorias e novidades que poderá implementar em sua escola!