Um software especializado em gestão escolar pode contribuir em diversos pontos associados ao controle financeiro escolar. Entre eles, destaque para a mais absoluta liberdade ao se planejar o ano letivo de acordo com a necessidade da instituição de ensino em si. Enquanto algumas delas preferem a separação por bimestre, outras são adeptas do período trimestral. E está tudo bem, não é verdade?
Além disso, algumas funcionalidades são simplesmente estratégicas em busca da maior economia de tempo atrelada ao eliminar trabalhos manuais. Economia de tempo e agilidade na secretaria com funções de automatização de matrícula, aceites de contratos online e ainda padronização de documentos, podem não parecer, mas também fazem diferença nos custos fixos da escola, trazendo, além de economia, mais confiabilidade aos pais e às equipes da escola.
Por fim, mas não menos importante, o software voltado à educação básica também contribui para o controle financeiro escolar por trabalhar com ferramentas que, na prática, ajudam a combater a inadimplência. Através delas, se fazem indicadas ações como programação, emissão e envio automático de boletos e avisos de vencimento. Afinal, não há prática mais eficiente na redução da inadimplência, do que a prevenção.
Finanças propriamente ditas
O controle financeiro propriamente dito se resume a praticamente tudo o que o administrador escolar precisa para garantir a saúde financeira da instituição em questão.
Saber de antemão as despesas mensais, custos fixos e estar prevenido para eventualidades, faz toda a diferença entre apagar incêndios e realmente gerir as finanças.
Ferramentas que automatizam emissão e baixa de boleto, controle de entradas e saídas, categorias de plano de custo e centro de caixa, dão ao gestor uma visão geral da situação financeira da escola. Isso permite o planejamento em investimento em áreas que vão ajudar na melhoria da educação, que claro é o foco de qualquer boa instituição de ensino básico.
Claro que dentro de uma instituição de ensino básico, existem ainda vários departamentos a serem considerados, e que demandam tanto cuidado quanto o setor financeiro, mas devemos concordar que uma instituição de ensino básico sem uma saúde financeira, não terá como investir nas melhores práticas de uma educação de qualidade.
Se você já pensou em tudo isso, mas ainda não começou a melhorar sua gestão financeira, pois acha que vai te custar mais e dar muito trabalho, te convido a conhecer o time de atendimento do KAITS, sistema de gestão escolar. Um time especialista em atender escolas de ensino básico, que entendem o dia a dia do gestor escolar e vai estar sempre ao lado do time escolar, para que o resultado final seja melhor do que o esperado!
Faça uma consulta e se surpreenda.