students-g41a5355f0_640

Como engajar alunos ao longo dos anos?

Embora não exista uma fórmula mágica para engajar os alunos ao longo dos anos, é possível que cada gestor e administrador escolar trilhe alguns caminhos para alcançar seus objetivos. O primeiro deles fala em modernização.

Aqui, neste contexto, vale colocar que modernização significa se adequar a novos tempos e processos em detrimento a ferramentas arcaicas ou inoperantes por alguma razão. Logo em primeiro plano, portanto, fica claro que o engajamento dos alunos vai muito além da prática. É preciso uma teoria para embasá-la.

Controle pedagógico e financeiro

Se enxergarmos o engajamento dos alunos como algo estrutural, concluiremos que algumas ações são imprescindíveis para que o fim justifique os meios. Uma delas trata do controle pedagógico, que inclui agenda virtual, cadastro de cursos e disciplinas, controle de presença e relatório de aproveitamento. 

Por meio dele, que também engloba integração com plataformas de aula on-line e funcionalidades que visam aumentar a produtividade do time, assim como estreitar o relacionamento com pais e alunos propriamente ditos, é possível iniciar um processo de engajamento bastante duradouro.

Ao lado do pedagógico, outro controle importantíssimo deste processo é o financeiro. Com ele, é possível que cada profissional do segmento estudantil tenha acesso a todos os dados necessários para garantir a saúde financeira da instituição de ensino. Por mais frio que isso aparente ser, é através de pontos como este que se torna possível um grande engajamento dos alunos ao longo dos anos.

Através de um controle financeiro de ponta, se torna viável controlar o fluxo de caixa com filtros de visualização para movimentação e vencimentos sem deixar de se gerar boletos individuais ou em lotes com envio automático por e-mail, bem como emitir notas fiscais integradas ao sistema da prefeitura.

Quando trabalhados em paralelo, ambos os controles, tanto o pedagógico quanto o financeiro, auxiliam na administração e gestão comercial da instituição de ensino, permitindo que o polo final deste processo todo, representado pelos alunos, se sinta cada vez mais engajado e motivado a frequentar as aulas.

Personalizar é preciso

Ao lado dos sistemas, podemos assim dizer, burocráticos, outros detalhes também acabam se apresentando como imprescindíveis ao engajamento dos estudantes. Um deles é o uso de ferramentas intuitivas e automatizadas o bastante para reter alunos e mantê-los sempre no radar.

Com o sistema KAITS, por exemplo, é possível que o aluno tenha acesso personalizado ao sistema e demais informações de acordo com diferentes perfis de usuários, como portal do aluno e outras ferramentas sem que haja qualquer limite de cadastro.

Por ser pautado em um ambiente virtual amigável, que permite acesso dos recursos de simplesmente qualquer lugar, o KAITS também se destaca no engajamento e na retenção dos estudantes por se dividir em painéis dispostos por ícones e áreas administrativas que permitem uma localização mais rápida de cada função.

E aí? Agora que você já sabe quais são os principais benefícios do sistema, que tal investir mais e melhor nos processos de sua escola? Tire seus planos do papel e ganhe o engajamento dos alunos!

Inscreva-se em nossa newsletter

Categorias
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Tumblr
Entre em contato