Sabemos o quanto o brasileiro ama um desconto.
Faz parte de nossa cultura pedir desconto em todos os lugares que visitamos, não é mesmo?
Mas pensando de modo estratégico, é claro que o vendedor calcula uma margem de lucro antes de oferecer o desconto. Caso contrário todo negócio ficaria no prejuízo!
Pensando nesse cenário, separamos algumas dicas e estratégias que servem perfeitamente para todo o tipo de instituição, seja ela de Educação Infantil ou Ensino Básico, e também Instituições de Idiomas.
Ao preparar uma boa estratégia de desconto, a primeira coisa a se pensar é: você sabe o custo do seu curso? Você sabe se você tem lucro com o valor do curso?
Sim, é necessário incluir os descontos no orçamento do curso e o valor do desconto para cada curso. Depois de calcular os descontos,é hora de montar estratégias para atrair alunos, usando os descontos como isca.
O desconto pode ser usado a curto prazo em caráter emergencial: “Você tem x% de desconto, se fizer a matrícula até hoje.”
Ou até mesmo pode se aplicar uma tabela de desconto decrescente: “Até hoje você ganha 15% de desconto, até a próxima semana ganha 10%. As vantagens vão diminuindo sucessivamente.”
Uma outra estratégia muito usada em instituições de ensino é a aplicação de desconto com a condição de pagamento em dia, um cenário que se aplica no pagamento de boletos. O aluno tem 5% de desconto na mensalidade, caso pague até o vencimento. Após o vencimento, além de perder o desconto, haverá cobrança de multa e mora. Essa é uma estratégia eficiente, usada para manter o fluxo de caixa da escola em dia. Por se tratar de serviço que não pode ser cancelado de imediato, muitas vezes o boleto da escola acaba sendo o último a ser pago pelas famílias, por isso o desconto por pontualidade ajuda muito.
Outra forma de atrair a atenção e fidelizar alunos por meio de desconto, é o desconto por indicação ou desconto por intermédio de irmãos.
A ideia seria oferecer um desconto (até por um período específico, como duas mensalidades), ao aluno que indicar um novo aluno. Essa estratégia proporciona um grande retorno à escola, com um custo baixo de investimento em captação de alunos. Assim o aluno que indica se sente valorizado, pois recebe em valores, o reconhecimento por ter indicado.
Descontos para famílias que têm mais de um filho na escola também são muito atrativos. A instituição pode montar uma tabela de descontos que se acumula, de acordo com a quantidade de filhos matriculados. Por exemplo 5% de desconto por filho, até um limite de 15%.
Depois de montar todas as suas opções de desconto, não se esqueça de controlar todas as operações de desconto, pois a falta desse controle pode gerar prejuízos.
Lembre-se também de considerar os descontos aplicados, mesmo no caso de descontos por pontualidade, na hora de calcular a previsão de recebimentos do mês ou do período.Todas essas informações devem estar gravadas no sistema de gestão, pois a probabilidade de alguém deixar passar em branco por pura distração na hora de fazer a cobrança é muito grande.
O KAITS oferece vários tipos de descontos personalizados para a escola oferecer aos seus alunos. Além disso, é possível fazer o planejamento de contas a receber já levando em consideração o desconto oferecido, mesmo se o desconto for por pontualidade. Assim a escola tem a tranquilidade de controlar suas finanças, sem ter surpresas negativas no caminho. Conte com o KAITS para controlar suas finanças e atingir todos os objetivos de sua instituição!